segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A vida e a carreira de Ben Roethlisberger.

Este final de semana, surgiu a ideia de homenagear o nosso QB, Ben Roethlisberger, contando um pouco sobre a história dele.


Não demorou muito para a #SteelerNation no twitter aprovar a ideia, interessando até outros blogs sobre outros times da liga. Sem muitas delongas, vamos a vida e a carreira de Ben Roethlisberger.


Na noite de 2 de março de 1982, nascia em Lima, Ohio, uma pessoa que iria fazer muito feliz a vida de varias pessoas que amam o esporte americano, e filho de Ken e Brenda Roethlisberger.



Ben cresceu nos arredores de Findlay, Ohio, em uma área chamada de Cory-Rawson. Cercado por amor e carinho da sua família, Ben se tornou muito ativo nos esportes, incluindo principalmente Basquete e Football.
"A coisa que eu mais gostava de fazer (quando criança), era jogar football no quintal da minha casa. Eu sempre amei esse jogo, e é por isso que hoje sou muito feliz por esta fazendo o que sempre amei" - Ben Roethliberger

No ensino Médio, antes de ser um fenômeno conhecido nacionalmente, era um jovem muito magro em Findlay High School. Foi no seu último ano de high school, que Ben fez uma partida incrível pela sua escola, e assim, em sua formatura, teve a oportunidade de ser o QB número #1 da sua escola.



O talento de Ben não era segredo para a Universidade de Miami, que o convidou para participar do acampamento de verão antes da sua temporada como senior. Ben teve um bom desempenho, mas não foi bom o suficiente para ganhar uma bolsa de estudos.


No primeiro jogo do quarterback na NCAA, ele lançou pra 6 touchdowns. Logo após o jogo, surgiram várias bolsas para Ben jogar em outras universidades, surgindo até o convite da Ohio State, mas com isso, a universidade de Miami viu o talento do garoto, e tratou de dar a bolsa de estudos.


Em 2000, Ben teve a oportunidade de substituir o QB Bath Mike. Nos seus dois primeiros jogos - contra Michigan e Iowa, ele se saiu muito bem. Mas foi no seu primeiro jogo em casa, que os torcedores o acolheram, quando Ben conseguiu 20/25 passes, 264 jardas e dois TDs, jogo que foi contra os rivais que vinham de Cincinnati.


Ben teve várias marcas em sua carreira na universidade, e como não dá para falar todas pelo número das coisas que ele fez, vão aqui algumas marcas suas na NCAA:


854 passes completados, 10.829 jardas aéreas, 84 passes para TD e o jogador ainda passou para mais de 300 jardas em 14 jogos.


Sem falar das suas honras, que foram:



Três vezes MVP do time (2001-03).
2003 MVP GMAC Bowl.
2003 Trófeu Vern Smith.
2003 MAC Jogador Ofensivo do ano.
2003 MAC All Conference (1st team).
2002 MAC All Conference (2nd team).
2001 MAC All Conference (2nd team).
2001 MAC Freshman do Ano.
2001 Sporting News All Freshmen Team.


Após 4 anos na NCAA, em 2004, Ben Roethlisberger, decidiu ir pro draft da NFL. No Draft, o jovem foi recrutado pelo Pittsburgh Steelers na 1ª rodada, o 11º recrutado.


"Você tem uma oportunidade para se tornar um bom quarterback, tem uma boa cabeça, e um braço de ouro" - Bill Cowher, após draftar o quarterback.


Em 04 de agosto de 2004, Ben assinou um contrato de 6 anos, e ganharia 40 milhões de dólares. 

Ben assumiu seu papel, quando o QB Tommy Maddox se lesionou durante a segunda partida da temporada regular, e Ben tornou-se, o melhor rookie QB que assumiu um time após do começo da temporada. Ele liderou o Steelers a 15-1 como titular, perdendo apenas na final da AFC. O jogador quebrou vários recordes como calouro, incluindo melhor rating (98.1), e porcentagem de passes completados (66.4%). Ben recebeu muitos elogios de técnicos da NFL, incluindo o técnico do Dallas Cowboys, Bill Parcells, que chegou a compara-lo como o quarterback Dan Marino. Em 5 de janeiro de 2005, o jogador tomou as honras de receber o titulo de Melhor Rookie do Ano (NFL), pela Associated Press (AP).


"Eu não sou Tommy Maddox, não posso ser Tommy Maddox. Eu só vou fazer o melhor que posso." - Ben em entrevista após saber que iria substituir Maddox pelo restante da temporada.


Como dito num paragrafo anterior, não dá para falar tudo o que o QB fez, então resumindo, vamos falar um pouco dos seus dois títulos de Super Bowl.


Depois de sua temporada de estreia, Ben convenceu o RB Jerome Bettis e jogar por mais uma temporada, como promessa, o quarterback disse a seguinte frase pro "The Bus": "Mê dê mais uma temporada e eu lhe garanto um anel do Super Bowl". Com lesões no polegar e no joelho, Ben foi capaz de reunir seu time e vencer as últimas 4 partidas da temporada e garantir a vaga do Steelers nos Playoffs. O time de Pittsburgh entrou noa pós-temporada como wild card, e logo na primeira partida enfrentou o rival de divisão, Cincinnati, depois enfrentou o time do Payton Manning, Colts, e na final da conferencia, venceu o Denver Broncos, todos os jogos fora de casa. 


Em 5 de fevereiro de 2006, no Ford Field em Detroit (cidade natal de Jerome, e coincidetemente, onde Ben jogou seu primeiro jogo de pré-temporada em 2004), o Pittsburgh Steelers derrotou o Seattle Seahawks por 21 x 10, permitindo que Ben cumprisse sua promessa para Jerome, e se tornasse o quarterback mais novo a vencer um Super Bowl!


Falando agora da temporada de 2008, onde Ben ganhou seu segundo anel de Super Bowl.


Apesar de jogar praticamente toda a temporada com o ombro direito lesionado, Ben foi titular em todos os 16 jogos da temporada regular. Naquela temporada o Steelers terminou a temporada com 12-4, e o time de Pittsburgh entrou na pós-temporada como 1º cabeça de chave.


No jogo de Divisão, enfrentavam-se dois quarterbacks que tinham sido draftados em 2004, Ben completou 17 de 26 passes para 181 jardas e 1 touchdown, vencendo assim o San Diego Chargers do Philip Rivers, por 35 x 24, e o Ben chegava ao seu terceiro jogo de final de conferencia.


Na final da AFC, Ben se tornou o segundo quarterback (atrás apenas de O'Donnell, em 1994) a derrotar o mesmo time três vezes em uma única temporada, o alvo? Nada menos que os Ravens de Baltimore, o placar do jogo foi 23 x 14, levando Ben para seu segundo Super Bowl.


Ben levou o Steelers pra uma das vitórias mais dramáticas da história do Super Bowl! Nos dois primeiros drives, Roethlisberger passou para 122 jardas em sete das oito tentativas de passe. O Steelers foram pro intervalo ganhando por 17 x 7. A liderança aumentou para 20 x 7,  mas os Cardinals trataram de virar o jogo e colocar 23 x 20 à 2:30 minutos pro final da partida. Ben entrou em campo para o último drive da equipe na temporada, e drive da vitória. Ben levou o seu time a 88 jardas em oito jogadas, 4 delas sendo pro WR Santonio Holmes, que recebeu apenas nesta campanha 73 jardas. A menos de 50 segundos do fim do jogo, o time de Pittsburgh já estava à 6 jardas da end zone, e numa jogada magica, Ben ligou um passe excepcional no canto da end zone para Santonio Holmes, uma jogada que até hoje é vista por muitos. Ben terminou o jogo com 21/30, 256 jardas, 1 TD e 1 INT, sem falar do seu rating de 93.2!


Alguns comentários sobre Ben Roethlisberger.


"Cada vez que ele entra em campo com seu uniforme, ele quebra mais um marco." - Mike Bires, jornalista esportivo.


"Se você me falar que Ben Roethlisberger não está entre os quarterbacks da elite da NFL, você não sabe o que está falando." - Mike Ditka, ex-jogador, ex-técnico, membro do Hall da Fama e atual analista da ESPN.


Recorde de Ben Roethlisberger sendo titular: 80-33
Recorde de Ben Roethlisberger sendo titular nos playoffs: 10-4.


Algumas honras do jogador na NFL:



2011: Nameado pro Pro Bowl.
2010: Prêmio de melhor capitão do time (Chief Award).
2009: MVP do Steelers.
2007: Nameado pro Pro Bowl.
2004: Offensive Rookie of the Year.
2004: Sporting News - NFL Rookie of the Year.
2004: Definir recorde da NFL, vencendo consecutivamente seus primeiros 14 jogos na NFL.


Isto foi só um pouco da vida e da carreira de Ben Roethlisberger!

3 comentários:

  1. Bem resumido e bem escrito, parabéns pelo texto.

    #SteelersNation

    ResponderExcluir
  2. escreve até bem, mas o blog é mto fraco...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns. Nosso QB merece essa homenagem. Parabens pelo Blog e pelo Twitter.

    ResponderExcluir