quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A vida e a carreira de Troy Polamalu.

No começo desta semana, fizemos uma votação no twitter pra escolher quem seria o próximo personagem da bio do Steelers Brasil, e por votos em disparada, o Safety do Pittsburgh Steelers, Troy Polamalu, venceu a disputa e vai ser nosso personagem de hoje.


Troy Aumua Polamalu, nasceu em Garden Grove, na Califórnia, em 19 de abril de 1981. Troy é descendente de samoanos, um povo que vive no Havaí. Ele passou toda a sua infância com a família da mãe. O tio do Polamalu, Kennedy Pola, é coordenador ofensivo do USC e ex-treinador do Jacksonville Jaguars, por cinco anos. Seu outro tio, Aoatoa Polamalu, foi nose tackle do Penn State, entre 1984 à 1988.


Quando no High School, Polamalu sempre foi muito atlético, em todas as suas escolas, sempre jogava Football, Basquete e Beisebol. Depois de se destacar em vários esportes, Troy se formou na Douglas High School, em Winston, Oregon. Após se formar, não lhe faltaram bolsas de estudo,  e o jogador, acabou indo para a University of Southern California, mais conhecida como USC. 



Troy jogando pelo USC.

Polamalu passou seu primeiro ano na USC como um reserva, e acabou se tornando um jogador sem muitos olhares, jogando na posição de safety. Enquanto ele era apenas um jogador reserva na época, Polamalu ainda deixou sua marca nos oito jogos em que jogou, com dois sacks, dois fumbles forçados e um bloqueio de um punt. No ano seguinte, viraria titular e fária uma temporada fantástica. Ele acrescentou três punts bloqueados e dois fumbles forçados em sua segunda temporada, sem falar dos seus punts bloqueados.

Em 2002, seu último ano na USC, Polamalu começaria em todos os jogos com exceção de um contra o time rival da Califórnia, pelo Pac-10, dando a ele 36 jogos como titular em toda sua carreira universitária. Ele ganhou o prêmio de All-American do Walter Camp e da ESPN, e também ganhou o second all-team pela The Sporting News. Estes elogios faria Polamalu ganhar duas vezes seguidas o prêmio de All-American. Ele se tornou um membro da equipe All-Pac-10 duas vezes e foi agraciado com o prêmio de Jogador Mais Inspirado por seus companheiros de equipe. Polamalu foi nomeado finalista para o Prêmio Jim Thorpe, dado ao melhor defensive back, junto com o safety Mike Doss, do Ohio State, o eventual vencedor.

Polamalu terminou sua carreira na USC como um total de três anos. Ao todo, ele fez 278 tackles, com 29 deles serem por trás da linha de scrimmage, seis interceptações, treze passes desviados e quatro punts bloqueados.

Em 2003, Troy decidiu ir para o Draft da NFL, chegando lá, não demorou muito para ser draftado. Ele foi o 16º jogador escolhido na primeira rodada, pelo Pittsburgh Steelers.

Polamalu foi realmente a segunda opção da equipe para a posição de safety, como haviam planejado no momento o contrato com Dexter Jackson, que havia tido uma temporada fantástica. Jackson, foi o MVP do Super Bowl com o Tampa Bay Buccaneers, até tinha um acordo verbal para assinar com o Steelers, só para ele assinou com o Arizona Cardinal na última hora. O Steelers foi então para o "Plano B" e Polamalu, ia começar a carreira como titular!

As interceptaçoes também são uma forte
arma do jogador.

Polamalu ajudou o Pittsburgh Steelers em vários setores do campo defensivo. Em apenas sua terceira temporada (2005), ele igualou o recorde da NFL com mais sacks em um jogo, com três. Em 2007, ele foi convocado ao Pro Bowl, o deixando na elite da NFL.


Polamalu ganhou seu primeiro Super Bowl foi no Super Bowl XL, em 2006, quando o Pittsburgh Steelers ganhou o quinto titulo, com uma vitória de 21-10 sobre o Seattle Seahawks (e ex-companheiro de equipe Lofa Tatupu, que também era da USC).

Em 23 de julho de 2007, antes da prática da equipe, o Steelers deu a  Polamalu o maior contrato da história da equipe estendendo-o até 2011. Em um artigo sobre ESPN.com, Polamalu disse: "Eu não queria ser um jogador que está pulando de equipe para equipe. Eu sempre me senti confortável aqui, eu acho que essa organização, essa tradição que eles têm aqui, é muito lendária e eu sempre quis ser parte disso."  O contrato de quatro anos a trinta milhões de dolares, com cerca de quinze milhões de dólares garantidos, fez de Polamalu um dos defensive backs mais bem pagos da liga.

O cabelo de Troy é uma grande
característica sua... 
...e na coletiva antes do Super Bowl 45, alguns colegas de
equipe até brincaram com ele...
...colocando na brincadeira até o WR Hines Ward!

Polamalu foi selecionado para o Pro Bowl em 2008, mas foi reserva apesar de não ter interceptações e jogando em apenas em onze jogos durante a temporada de 2007. Lesões atormentando Polamalu na temporada de 2007, levou-o a participar de um programa de reabilitação na Califórnia. Ele sofreu uma lesão no tendão no final da prática da equipe do Steelers. Ele voltou a treinar com o 5 dias após o time ter afirmado sua lesão. Polamalu foi nomeado para o Pro Bowl de 2009 após ter sido votado com 5 votos, a nota máxima pelos especialistas. Ele foi acompanhado por seus companheiros de equipe do Pittsburgh Steelers James Harrison e Farrior James o Pro Bowl. Polamalu retornou uma interceptação para touchdown no último quarto do AFC Championship contra o Baltimore Ravens, garantindo a equipe de Pittsburgh no Super Bowl. 


Na primavera de 2008, o NFLShop.com informou que a jersey #43 do Polamalu foi uma das camisas mais vendidas da história da NFL, colocando-o na 15º posição. A única jersey de um jogador do Pittsburgh Steelers que tenha sido mais vendida que a do Troy, foi a jersey #7 do Ben Roethlisberger, a 10º mais vendida na hsitória da liga.



Em sua vida pessoal, Polamalu é casado e tem dois filhos chamados Paisios, nascido em 31 de outubro de 2008, e Efraim, nascido em 16 de setembro de 2010. Sua esposa Theodora é a irmã do ex-jogador da NFL e ex-USC Alex Holmes.

Os passatempos favoritos de Polamalu incluem surf, cultivo de flores, confecção de móveis e tocar piano. Apesar do estilo duro do Polamalu no campo, ele é conhecido fora do campo como um homem de família e calmo. Polamalu também é lido na história e teologia do cristianismo primitivo, o que levou ele e sua esposa Theodora se converter ao Cristianismo Ortodoxo grego em 2007. Ele faz o sinal da cruz depois de cada jogo (da direita para a esquerda, na forma Ortodoxa, oposição à maneira católica que é da esquerda para a direita). Entre suas atividades espirituais, está uma peregrinação a locais cristãos ortodoxos na Grécia e na Turquia. Ele raramente dá entrevistas, mas quando dá, muitas vezes ele fala do papel que desempenha e a sua espiritualidade em sua vida. Polamalu disse que ele tenta separar-se de sua profissão, tanto quanto possível, incluindo não assistir jogos de futebol em casa. Ele ora depois de cada jogo e na sideline.



Alguns dados do jogador:



No. #43     Pittsburgh Steelers
Posição: Strong Safety (S)
Informações pessoais
Aniversário: 19 de Abril de 1981 (30 anos)
Onde nasceu: Garden Grove, California
Altura: 1.78 mPeso: 94 kg
Informações da carreira
Universidade: University of Southern California (USC)
NFL Draft: 2003 / Round: 1 / Escolha: 16

Dados da carreira
  • Pittsburgh Steelers (2003–hoje)
Status no Roster: Ativo
Alguns prêmios do jogador
  • 7 vezes selecionado ao Pro Bowl (2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011)
  • 5 vezes selecionado ao All-Pro-Team (2004, 2005, 2008, 2010, 2011)
  • 2 vezes campeão do Super Bowl (XL, XLIII)
  • 3 vezes campeão da AFC (2005, 2008, 2010)
  • 5 vezes Jogador Defensivo da Semana (AFC)
  • "Joe Greene Great Performance Award" (2003)
  • Time da Década - NFL (2000)
  • MVP do Pittsburgh Steelers (2010)
  • Jogador Defensivo do Ano - NFL (2010)
  • 2010 Jogador do Ano - NFL (2010)
Estatísticas na Carreira -  Até a semana 17, da temporada de 2011
Tackles:610
Sacks:9.0
INTs:29



Você conheceu um pouco da vida de Troy Polamalu!


OBS: As votações para personagens da Bio do Steelers Brasil, é escolhido por meio de uma votação no twitter. Todas as segundas-feiras, iremos perguntar a Steeler Nation, quem ela quer que seja o próximo jogador da Bio, o primeiro jogador que chegar a 15 votos, é o personagem da semana!

2 comentários:

  1. Mandou bem... sou fã d+ dele.

    Agora, você poderia deixar os leitores avisados sobre o futuro dele nos Steelers. Pois o contrato dele terminou nessa temporada.

    Deixe-nos avisados!!! :)

    Atenciosamente,

    Mariana

    ResponderExcluir
  2. Muito boa matéria, Troy Polamalu é realmente um jogador com muito carisma com os fãs não só dos Steelers, mas de quem gosta de Futebol Americano.

    ResponderExcluir